O significado do Sangue na Medicina Chinesa é diferente da Medicina Ocidental. Na Medicina Chinesa, Sangue, é uma forma de Qi numa forma muito densa e material. Além do mais, o Sangue é inseparável do Qi, uma vez que o Qi infunde vida para o Sangue; sem o Qi o Sangue seria um fluido inerte.
Origem do Sangue
O Sangue é derivado essencialmente do Qi-Alimento produzido pelo Baço. O Baço envia o Qi-Alimento para cima até aos Pulmões, e através da acção de empurrar do Qi-Pulmão, este é enviado para o Coração, onde é transformado em Sangue.
1. O Baço e o Estômago são a principal fonte do Sangue; 2. O Qi-Pulmão desempenha um papel importante em empurrar o Qi-Alimento para o Coração: este é um exemplo do princípio que o Qi faz o Sangue mover; 3. O Qi-Alimento é transformado em Sangue no Coração; isto é um aspecto do princípio que o Coração governa o Sangue. |
De acordo com a Medicina Chinesa existem outros dois aspectos importantes no fabrico do Sangue. Um é que a transformação do Qi-Alimento em Sangue é ajudada pelo Qi Original. A outra é que o Rim armazena a Essência, que produz a Medula. Isto, em troca, dá origem à medula óssea, que contribui para fazer o Sangue.
Logo, os Rins são muito importantes, uma vez que armazenam a Essência e são a fonte do Qi Original. Podemos dizer que o Sangue é fabricado pela interacção do Qi Pós-Celeste do Estômago e Baço com o Qi Pré-Celeste.