As funções fisiológicas normais dos Órgãos Internos e os vcários tipos de Qi baseiam-se num equilíbrio complexo, não só entre os Órgãos Internos, mas também nas direcções dos movimentos de Qi.
Os 12 órgãos internos desempenham funções especificas em relação os diferentes tipos de Qi. De modo a funcionar como deve de ser, os diferentes tipos de Qi devem fluir nas direcções correctas.
O complexo das diferentes direcções do Qi é chamado de “Ascendente-Descendente e saída-entrada”. Isto é chamado de “Mecanismo do Qi”.
Mecanismo Qi (Qi Ji): · O Mecanismo do Qi indica o fluxo de Qi em todos os órgãos do organismo, todas as cavidades Triplo Aquecedor, articulações, pele, músculos, diafragma, tecido adiposo e membranas; · O movimento do Qi no Mecanismo do Qi compreende a subida-descida e a entrada-saída do Qi em todas as partes do corpo; · O mecanismo do Qi é como um sistema vasto de estradas e vias rápidas onde o tráfego necessita de ser regulado por uma rua de um sentido; · O movimento suave do Qi no mecanismo do Qi baseia-se na ascenção e descida correctos do Qi nos vários órgãos e estruturas e também na entrada e saída do Qi nas várias estruturas; · O equilíbrio entre o Yin e Yang é crucial para a suavização do movimento do Qi, enquanto que o ascender e para fora são movimentos Yang e descender e para dentro são movimentos Yin; · Um excesso de Yang vai causar um ascender e saída excessiva do Qi; um excesso de Yin vai causar uma descida e entrada excessiva do Qi; · Quando o Mecanismo Qi é interrompido, vai haver estagnação do Qi ou Qi Rebelde. |