segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Qi Alimento


O Gu Qi representa o primeiro estado de transformação da comida em Qi.
A comida ao entrar no Estômago é primeiro “apodrecida e amadurecida” e depois é transformada em Qi-Alimento pelo Baço. Este Qi-alimento ainda não está sob a forma que o corpo o possa usar.




Do Aquecedor médio, o Qi-Alimento sobe ao peito e vai aos Pulmões onde, combinado com o ar, forma o Qi de Recolha, chamado de Zong Qi.




Do aquecedor médio, o Qi-Alimento também sobe ao peito e vai primeiro aos Pulmões e depois ao Coração, onde é transformado em Sangue. Esta transformação é ajudada pelo Qi-Rim e Qi-Original.


O Qi-Alimento é produzido pelo Baço, que tem a função muito importante de transformar e transportar os vários produtos extraídos dos alimentos. Ao fazê-lo, o Baço tem de enviar o Qi-Alimento para cima para o peito: esta é uma razão pelo qual o Qi-Baço ascende. O Qi-Baço normalmente sobe; se desce a comida não é transformada como deve ser e aparecem fezes soltas.
Apesar do Qi-Alimento representar o primeiro passo crucial na transformação de comida em Qi, esta forma de Qi não pode ser usada pelo corpo como está: é portanto a base para a transformação numa forma de Qi mais refinada.
Uma vez que o Qi-Alimento é extraído do alimento e é a base para a produção de todo o Qi e Sangue, é fácil perceber a importância que a Medicina Chinesa atribui à quantidade e qualidade de comida ingerida.


Qi-Alimento:
·         Origina-se do Estômago e Baço;
·         É a origem do Qi e Sangue;
·         Sobe até ao peito onde, nos Pulmões, combina-se com o ar para formar o Qi Recolha (Zong Qi);
·         Sobe até ao peito onde, no Coração, é transformado em Sangue.