JING é muitas vezes traduzida como Essência. O carácter Chinês para JING é composto por o carácter de “arroz” à esquerda e por “refinado, limpo” à direita.
Logo o carácter do Jing dá a ideia de algo derivado de um processo de refinamento ou destilação: é uma essência destilada, refinada.
O termo Essência ocorre na Medicina Chinesa em 3 diferentes contextos com ligeiras diferenças de significado:
Três tipos de Essência: 1. Essência Pré-Celeste 2. Essência Pós-Celeste 3. Essência-Rim |
Essência Pré-Celeste
A concepção é a mistura das energias sexuais do homem e da mulher para formar o que os antigos Chineses chamavam de “Essência Pré-Celeste” (ou Essência Pré-natal) do novo ser concebido. Esta essência alimenta o embrião e feto durante a gravidez e também está dependente da alimentação proveniente do Rim da mãe. A Essência Pré-celeste é a única essência presente no feto, uma vez que não tem actividade fisiológica independente.
A Essência Pré-celeste é o que determina cada constituição básica, força e vitalidade da pessoa. É o que torna cada individuo único.
A Essência Pré-celeste está directamente relacionada com o Fogo do Portão da Vida (Ming Men), situado entre os Rins, é o Fogo fisiológico do corpo, que providencia o calor que é essencial para toso os processos fisiológicos e para todos os órgãos internos. O Fogo do Portão da Vida já está presente desde o nascimento e, de facto, desde a concepção. A Essência Pré-celeste também está presente desde a concepção e nascimento, mas depois amadurece para a Essência-Rim na puberdade quando gera sangue menstrual e óvulos na mulher e esperma nos homens. Contudo, pode-se dizer que o Fogo do Portão da Vida representa o aspecto Yang da Essência Pré-celeste, enquanto que a própria Essência Pré-celeste (transformada em Essência-Rim na puberdade) representa o aspecto Yin. O Fogo do portão da Vida acumula-se no ponto VG4 Mingmen, enquanto que a Essência Pré-celeste concentra-se no ponto VC4 Guanyuan. Isto está relacionado com o útero (onde o sangue menstrual é armazenado) na mulher e com a sala de esperma no homem.
Uma vez que é herdada dos pais na concepção, a Essência Pré-Celeste pode ser influenciada apenas com dificuldade durante a vida adulta. Há quem diga que a Essência é “fixa” em quantidade e qualidade. Contudo, devido à sua interacção com a Essência Pós-Celeste, pode ser afectada positivamente, mesmo que não aumente quantitativamente.
A melhor maneira de afectar positivamente a Essência Pré-Celeste é esforçarmo-nos pelo equilíbrio nas actividades da vida: equilíbrio entre descanso e trabalho, retenção na actividade sexual e uma dieta equilibrada. Qualquer irregularidade ou excesso nestes esferas diminui a Essência Pré-Celeste. Uma maneira positiva de influenciar a Essência é através de exercícios de respiração como o Tai Ji Quan e Qi Gong.
Essência Pós-Celeste
Esta é a Essência que é refinada e extraída da comida e fluidos pelo Estômago e Baço após o nascimento. O bebé recém-nascido começa a receber alimento e a respirar; os seus Pulmões, Estômago e Baço começam a funcionar para produzir Qi, a partir da comida, bebida e ar.
O complexo das essências refinadas e extraídas da comida é conhecido como Essência Pós-Celeste (Essência Pós-Natal). Uma vez que o Estômago e Baço são responsáveis pela digestão da comida e da transformação e transporte das essências da comida levando à produção do Qi, a Essência Pós-Celeste está directamente relacionada com o Estômago e baço.
A Essência Pós-Celeste é portanto um tipo de essência não especifico, mas simplesmente um termo para indicar as essências produzidas pelo Estômago e Baço após o nascimento, como oposto à Essência Pré-Celeste, que é formada antes do nascimento. Por esta razão, o Estômago e Baço são conhecidos como a “Raíz da Essência Pós-Celeste” e os Rins como “a Raiz da Essência Pré-Celeste”.
Essência do Rim
A Essência-Rim é um tipo de substância vital mais especifica que desempenha um papel muito importante na fisiologia humana. Deriva de ambas as essências, a Pré e Pós-Celeste. Como a Essência Pré-Celeste é uma energia hereditária que determina a constituição da pessoa. Ao contrário da Essência Pré-Celeste, contudo, a Essência-Rim interage com a Essência Pós-Celeste e é reabastecida por ela.
Esta Essência é armazenada nos Rins, mas também circula em todo o corpo, principalmente nos 8 vasos extraordinários.
A Essência-Rim determina o crescimento, reprodução, desenvolvimento, maturação sexual, concepção, gestação, menopausa e envelhecimento.
Algumas diferenças entre Qi e Essência · Essência é primariamente derivada dos pais antes do nascimento, enquanto que Qi é formado após o nascimento; · A Essência é reabastecida apenas com alguma dificuldade; enquanto que o Qi pode ser facilmente reabastecido no dia-a-dia; · A Essência segue ciclos muito longos de 7 ou 8 anos, enquanto que o Qi segue ciclos curtos, alguns anuais, outros circadianos e alguns ainda mais curtos; · O Qi movimenta-se e muda rapidamente a toda a hora, enquanto que a Essência muda-se apenas lentamente e gradualmente durante longos períodos de tempo. |
As funções da Essência são:
· Crescimento; reprodução e desenvolvimento;~
· Base do Qi-Rim;
· Produção de medula;
· Base da força constitucional;
· Base dos “Três Tesouros” (Essência-Qi-Mind, Jing-Qi-Shen)
Crescimento, reprodução e desenvolvimento
A Essência é a substância orgânica que forma a base do crescimento, reprodução e desenvolvimento e envelhecimento. Nas crianças controla o crescimento dos ossos, dos dentes, cabelo, desenvolvimento normal do cérebro e maturação sexual. Após a puberdade, controla a função reprodutora e fertilidade. Forma a base para uma concepção e gravidez de sucesso. O declínio natural da Essência durante a vida conduz ao declínio natural da energia sexual e fertilidade. O envelhecimento é um processo de declínio da Essência.
A Essência como a base Qi-Rim
Existe uma relação estreita entre os vários aspectos da energia do Rim, que é, Essência-Rim, Yin-Rim, Yang-Rim, Qi-Rim.
A Essência é tipo fluido e naturalmente tem uma afinidade com o Yin; pode por isso ser considerada por isso um aspecto do Yin-Rim. Em adição, providencia a base material para o Yin-Rim produzir Qi-Rim pela acção de aquecer do Yang-Rim. Por outras palavras, os Rins podem ser comparados a uma grande caldeira cheia de água. O fogo por baixo da caldeira é providenciado pelo Yang-Rim e o Portão da Vida (MingMen), a água dentro da caldeira corresponde à Essência-Rim, e o vapor resultante corresponde ao Qi-Rim.
Logo, a Essência-Rim é necessária para a transformação do Yin-Rim em Qi-Rim através das acções caloríficas do Yang-Rim.
A Essência como produz Medula
O conceito de Medula na Medicina Chinesa é diferente da Medicina Ocidental, e não corresponde directamente à Medula óssea.
A Essência produz Medula, que por sua vez produz medula óssea e enche a medula espinal e o cérebro. Logo, “Medula” é a substância que é a matriz comum da medula óssea, cérebro e corda espinal.
Portanto, a Essência é muito importante para uma medula óssea, cérebro e corda espinal saudáveis. Se a Essência-Rim está fraca, o cérebro pode ter falta de alimento e a pessoa sofre de falta de concentração e sofre de tonturas e uma sensação de vazio na cabeça.
A Essência como a base da força constitucional
Finalmente, a Essência determina a nossa força constitucional básica e a resistência a factores patogénicos exteriores. Apesar do Qi defensivo é o mais responsável pela protecção dos factores patogénicos exteriores, também desenha a sua força de e tem a sua raiz na Essência-Rim. É por isso que a Essência-Rim também desempenha um papel fundamental na protecção contra os agentes patogénicos exteriores.
A Essência como a base para os “Três Tesouros”
A Essência e o Qi são também considerados como sendo o material base da Mente (Shen). A Essência, Qi e Mente (Jing, qi, Shen) são as três substâncias físicas e psíquicas fundamentais do ser humano. Por esta razão são chamados dos “Três Tesouros”.
Essência, Qi e Mente também representam três diferentes estados de condensação de Qi. Sendo a Essência o mais condensado, Qi o mais rarefeito e a Mente sendo o mais subtil e imaterial. De acordo com a Medicina Chinesa, Essência e Qi são as bases fundamentais da Mente. Se a Essência e o Qi estão saudáveis, a Mente será feliz e isto conduz a uma vida saudável e feliz. Se a Essência e o Qi estão ambos debilitados, então a Mente vai necessariamente sofrer.
Por isso, uma Mente saudável depende da força da Essência, que é armazenada dos Rins, e do Qi, que é produzido pelo Estômago e Baço. Por outras palavras, a Mente está dependente das Essências Pré e Pós-Celeste.
Mente Coração Céu Qi Estômago/Baço Pessoa Essência Rins Terra |
Na prática, é muito importante fazer uma avaliação geral ao estado relativo destas 3 substâncias fundamentais, uma vez que a Essência dá-nos indicações da constituição hereditária, o Qi dá-nos indicações do estado de Qi produzido no dia a dia, e a Mente dá-nos indicações do estado da vida emocional e mental.
O estado da Essência pode ser em algum grau deduzido pelo passado do paciente: doençºas sérias em criança indicam uma constituição fraca. Também pode ser observado no pulso. O estado da Mente pode ser observado pelo “lustro” dos olhos, se tiverem um certo brilho, vitalidade então existe uma boa condição da Mente.