segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Direcção Qi Baço-Estômago


O Baço envia o Qi para cima (para os Pulmões e Coração) e o Estômago envia o Qi (impuro) para baixo. O Baço controla a transformação; o Estômago controla a recepção. Portanto, a ascensão do Qi limpo e a descida do Qi impuro depende da subida do Qi-Baço e da descida do Qi-Estômago. Se o Qi-Baço desce causa diarreia; se o Qi-Estômago sobe causa náuseas e vómitos.

Direcção do Qi dos Rins


Os Rins controlam a transformação da Água, de modo que os fluídos impuros descem e a parte límpida dos fluídos sobem ao longo da coluna vertebral. Logo, para algumas funções fisiológicas (ex: urinar) o Qi-Rim desce, e noutras (em relação com o Qi Defensivo) o Qi-Rim sobe.

Os Rins e os Pulmões equilibram-se um ao outro, em que o Qi-Pulmões desce para os Rins e o Qi-Rins sobe para os Pulmões. Os Pulmões enviam o Qi para baixo, os Rins recebem o Qi; os Pulmões controlam a exalação, os Rins controlam a inalação; um Qi sai o outro entra.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Direcção do Qi do Fígado


O Fígado controla o fluxo suave do Qi em todas as direcções. Este fluxo suave assiste todos os outros órgãos e ajuda-os a canalizar o seu Qi na direcção certa. Por exemplo, o fluxo suave do Qi-Fígado ajuda o Qi-Estômago a descer e o Qi-Baço a subir; também ajuda o Qi dos Intestinos e Bexiga a descer. Logo, se o Qi-Fígado estagna, pode afectar as direcções do Qi dos outros órgãos; por exemplo, pode causar a ascensão do Qi-Estômago e a descida do Qi-Baço.

O fígado tem uma relação íntima com os Pulmões. A subida normal do Qi-Fígado está coordenada com a descida do Qi-Pulmões. Em termos de energia, não em termos anatómicos, o Fígado estão à esquerda e os Pulmões à direita: o Qi-Fígado sobe enquanto o Qi-Pulmões desce. Por isso, os Pulmões e o Fígado equilibram-se de maneira que o Qi-Pulmões desce e o Qi-Fígado sobe. Este equilíbrio é outro reflexo do equilíbrio existente entre o Metal e a Madeira na Sequência de Controlo dos 5 elementos.

sábado, 8 de outubro de 2011

Direcção Qi Pulmões


Os Pulmões são o órgão mais alto e são muitas vezes comparados a “tampa” ou “dossel”. O seu Qi, obviamente, desce. O Qi-Pulmão desce em direcção aos Rins. Quando o Qi-Pulmões desce a respiração é normal; quando o Qi-Pulmões falha a descer, existe falta de ar ou tosse. O Qi-Pulmões também desce para comunicar com a Bexiga e alguns problemas urinários, como por exemplo a retenção de urina nos idoso, é devido a uma patologia do Pulmão.
Contudo, de alguns pontos de vista, Qi-Pulmão também sobe. Ele ascende para difundir o Qi Defensivo e a transpiração para o espaço entre a pele e músculos.
Os pulmões também regulam a entrada e saída do Qi para dentro e fora do espaço entre a pele e os músculos. Este movimento regula o Qi Defensivo e a transpiração, logo também influencia a nossa resistência  a factores patogénicos exógenos. Se o Qi “sai” demais  deste espaço, o espaço fica muito aberto, e os agentes patogénicos exteriores entram facilmente. Se o Qi “entra” demasiado neste espaço, o espaço fica demasiado “fechado” e quando os factores patogénicos exteriores entram, o paciente tem uma febre alta.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Direcções e movimentos do Qi


As funções fisiológicas normais dos Órgãos Internos e os vcários tipos de Qi  baseiam-se num equilíbrio complexo, não só entre os Órgãos Internos, mas também nas direcções dos movimentos de Qi.
Os 12 órgãos internos desempenham funções especificas em relação os diferentes tipos de Qi. De modo a funcionar como deve de ser, os diferentes tipos de Qi devem fluir nas direcções correctas.
O complexo das diferentes direcções do Qi é chamado de  “Ascendente-Descendente e saída-entrada”. Isto é chamado de “Mecanismo do Qi”.
Mecanismo Qi (Qi Ji):
·         O Mecanismo do Qi indica o fluxo de Qi em todos os órgãos do organismo, todas as cavidades Triplo Aquecedor, articulações, pele, músculos, diafragma, tecido adiposo e membranas;
·         O movimento do Qi no Mecanismo do Qi compreende a subida-descida e a entrada-saída do Qi em todas as partes do corpo;
·         O mecanismo do Qi  é como um sistema vasto de estradas e vias rápidas onde o tráfego necessita de ser regulado por uma rua de um sentido;
·         O movimento suave do Qi no mecanismo do Qi baseia-se na ascenção e descida correctos do Qi nos vários órgãos e estruturas e também na entrada e saída do Qi nas várias estruturas;
·         O equilíbrio entre o Yin e Yang é crucial para a suavização do movimento do Qi, enquanto que o ascender e para fora são movimentos Yang e descender e para dentro são movimentos Yin;
·         Um excesso de Yang vai causar um ascender e saída excessiva do Qi; um excesso de Yin vai causar uma descida e entrada excessiva do Qi;
·         Quando o Mecanismo Qi é interrompido, vai haver estagnação do Qi ou Qi Rebelde.